Quando falamos em festas lembramos de 15 anos, casamentos, bodas, festa de 40, 50, 60 anos, mas muitas vezes esquecemos de um evento muito especial na vida de uma pessoa, principalmente para os pais: o batizado.
O batizado, geralmente celebrado até o primeiro ano de vida, é o momento em que a criança é apresentada à sociedade e, apesar de ser uma tradição que surgiu com o catolicismo, é um evento realizado também por outras religiões.
Por isso, trouxemos hoje algumas dicas para você planejar um batizado perfeito para o seu filho que chegou!
Padrinhos
A primeira coisa a se fazer é escolher os padrinhos da criança. Essas pessoas serão aquelas que acompanharão o seu filho por toda a vida, se fazendo presentes quando os pais estiverem ausentes.
Para escolher os padrinhos é importante que se leve em consideração a aproximação deles com a família e com a criança, além de claro, escolher pessoas que sejam responsáveis e que estejam sempre dispostas a ajudar.
Algumas igrejas exigem que os padrinhos, além de serem batizados, também sejam crismados. É importante verificar isso na igreja para não ter nenhum problema na hora do evento.
Local
Já que tocamos nesse assunto… igreja! Essa é a segunda questão a ser definida na hora do planejamento de um batizado. O curso para padrinhos é uma obrigatoriedade para essa cerimônia. Dessa forma, é importante escolher a igreja, agendar a data e já deixar agendado também o curso.
Muitas pessoas preferem realizar a cerimônia do batismo já no local onde será feita a recepção dos familiares. Tudo isso vai variar de acordo com o gosto e interesse dos pais.
Com local escolhido e padrinhos definidos, começa a parte mais gostosa: pensar na recepção pós batizado. Assim como uma festa de casamento, esse tipo de evento requer também todo planejamento e organização para ser executado. É importante, antes de iniciar os preparativos, definir um orçamento para não se assustar na hora de fechar as contas. Assim como em qualquer festa, os gastos podem começar do básico, mas o céu é o limite.
Muitas famílias optam por organizar algo mais íntimo, com aproximadamente 30 convidados, sendo eles os parentes mais próximos e, para batizados na parte da manhã, escolhem um brunch ou almoço para celebrarem. Se a cerimônia for ao final do dia, geralmente oferecem um jantar. Mas como já dito anteriormente, não existe regra e tudo vai variar de acordo com o interesse dos pais.
Abaixo, listamos alguns itens que acreditamos ser essenciais para deixar esse dia ainda mais especial:
Convite
Do clássico ao requintado são várias as opções para convidar as pessoas mais importantes para esse dia tão especial. É de bom tom entregar os convites pessoalmente e, caso não seja possível, encaminhá-los pelo correio.
Decoração
A cor mais comum para batizados é o branco, que significa paz e pureza, sendo também símbolo da paz, da espiritualidade e da inocência, mas nada impede que ele seja combinado com outros tons leves, deixando o ambiente aconchegante para todos os convidados.
Roupa de batismo
A estrela do grande dia merece uma roupa especial. Vestidinhos brancos para as meninas e macacão da mesma cor para os meninos, são as opções mais comuns para este dia. Mas atenção! Mais importante do que a elegância das roupas é que ela seja confortável para a criança.
Lembrancinhas
É bem comum para esse tipo de evento, os pais distribuírem lembrancinhas aos convidados como forma de agradecimento pela presença. Esse tipo de mimo costuma levar o nome e a data do batizado da criança.
As lembrancinhas variam também de acordo com o gosto dos pais e podem ser de vários tipos, entre os mais comuns estão tercinhos, cupcakes, saquinhos com balas, sachês aromatizados, entre outras opções.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse tipo de evento, que tal conhecer o espaço perfeito? O Espaço Maggiore oferece toda a infraestrutura para que você realize tanto a cerimônia quando recepção em um mesmo lugar. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe, será um prazer atendê-lo